Piaget (1976) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Estas não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual.
O vocábulo "brinquedo"não pode ser reduzido à pluralidade de sentidos de jogo, pois conota criança e tem uma dimensão material, cultural e técnica. Como objeto é sempre suporte de brincadeira. E brincadeira? É a ação que a criança desempenha ao concretizar as regras do jogo, ao mergulhar na ação lúdica.
O vocábulo "brinquedo"não pode ser reduzido à pluralidade de sentidos de jogo, pois conota criança e tem uma dimensão material, cultural e técnica. Como objeto é sempre suporte de brincadeira. E brincadeira? É a ação que a criança desempenha ao concretizar as regras do jogo, ao mergulhar na ação lúdica.
Autora: Mônica Oliveira da Silva Vicente Valentim
Acessível em http://www.profala.com/arteducesp60.htm
Pesquisando na internet, achei o site http://www.textolivre.com.br/infantil/16853-para-brincar-batendo-as-maos.
O objetivo dessa brincadeira de roda é desenvolver na criança o controle motor, lateralidade, a oralidade e o convívio social.
O objetivo dessa brincadeira de roda é desenvolver na criança o controle motor, lateralidade, a oralidade e o convívio social.
Conto de Fada
Conto de fada e de bruxa
Vista a boneca Caxuxa
Com vestido de seda pura
Penteie o seu cabelo de cor escura.
Criança
Crianças sentadas na roda,
Alguém puxe aquela corda
Faça girar o carrossel,
Faça um barco de papel
Ponha-o na poça d’água,
Reme para a terra da fantasia,
No oceano da imaginação
Onde moram inocência e alegria.
Meu gatinho
Meu gatinho, meu gatinho,
Por que mias, por que mias?
Faço-te carinho, faço-te carinho,
Noite e dia, noite e dia.
Sapinho da lagoa
O sapinho da lagoa
Coaxou, coaxou, coaxou
E a menina na canoa
Gritou, gritou, gritou.
Equipe: Luciana, Eliana, Solange, Aparecida e Gilsilene.